Tempo de leitura


A primeira edição da Feira Literária do Distrito Federal será realizada de 8 a 14 de abril no Taguatinga Shopping e contará com mesas-redondas, palestras, oficinas e autores de renome nacional

Lançamento aconteceu em um café de Brasília: Stella Maris estava emocionadaGabriel AzevedoLançamento aconteceu em um café de Brasília: Stella Maris estava emocionada
“A leitura engrandece a alma”, dizia Voltaire. É com esse objetivo que o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF), em parceria com o Taguatinga Shopping, promove a I Feira Literária do DF, de 8 a 14 de abril. Para a presidente do Sinepe-DF, Fátima de Mello Franco, trata-se da realização de um sonho. “A feira é a primeira promovida pelo Sinepe, que há 44 anos trabalha pela educação de qualidade e pelo direito de aprender”, explica. Foram convidados escritores como Gil Giardelli, Augusto Cury, Tino Freitas, Leo Cunha e Stella Maris Rezende.

Fátima lembra que a Feira visa promover a integração das áreas de atuação, faixas etárias e regiões administrativas. “Queremos unir todos eles por meio do conhecimento, além de estimular a diversidade cultural usando como meio a leitura aplicada à educação de jovens e crianças”, conta.  Durante o evento será divulgado o resultado do  Concurso de Redação 2013 promovido pelo Sinepe-DF com as escolas privadas. “Não podemos ignorar as tecnologias e mídias sociais. Faz parte da nossa missão mostrar como usar esses meios com responsabilidade. Os três primeiros colocados receberão um tablet e uma obra literária”, observa.

Cada feira contará com um autor homenageado. Na primeira edição, as honras vão para Stella Maris Rezende, que morou por mais de 40 anos em Taguatinga e conquistou, entre outras coisas, três prêmios Jabuti em 2012. A arena do evento, com capacidade para 350 pessoas, leva o seu nome. “Nossa homenagem é para as pratas da casa. Aproximadamente 20 autores locais estarão presentes no evento”, ressalta Fátima.

Stella Maris se disse emocionada com a homenagem. “Vejo Taguatinga como uma poesia. Costumo dizer que a literatura é a arte que fala mais por silêncio do que por palavras”, declamou.

O evento e a cidade
A Feira é a primeira promovida por uma entidade de classe representante das escolas particulares de educação básica na capital federal. A expectativa é que 40 mil estudantes passem pelo local. Toda programação é gratuita e aberta ao público. Taguatinga é a cidade que possui mais jovens em idade escolar, além de estar próxima a outras regiões, que, juntas, formam 60% do contingente escolar.

Postar um comentário

0 Comentários