Oportunidade de renda para Brasília


A proximidade dos eventos esportivos, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, promete um aquecimento no mercado de aluguel de imóveis: boa oportunidade para quem deseja um dinheiro extra

[credito=Fotos: Divulgação]
Feriados prolongados como o carnaval, semana santa e as férias no fim de ano são propícios para o aluguel de imóveis, seja no litoral ou nos grandes centro urbanos. Com a aproximação da Copa das Confederações e Copa do Mundo, muitos brasileiros enxergaram uma oportunidade de lucro além da alta temporada. Alugar a casa ou apartamento pode ser uma alternativa lucrativa para quem quer obter uma renda extra, principalmente aqueles que moram próximos às arenas esportivas. E mais, a locação temporária, segundo especialistas do setor imobiliário, pode ser rentável durante todo o ano, pois a procura cresce a cada ano e em muitas cidades a rede hoteleira pode não satisfazer essa demanda por completo. Para aqueles que pretendem passar temporadas curtas ou até mesmo um fim de semana, existe a opção do Couchsurfing, uma rede de relacionamento onde você pode receber ou ser recebido por brasileiros e estrangeiros do mundo inteiro.

A oportunidade é favorável para os veteranos e iniciantes em aluguel de imóveis sazonal, aquele que varia de acordo com a temporada, a estação do ano e o fluxo de visitantes. Os valores médios de locação são de 1.500 a 3.000 reais a diária, dependendo da localidade e a proximidade com as praias ou estádios. Existem casos em que os locatários possuem dois ou mais imóveis e por isso colocam a disponibilidade para locação, e outros que optam por deixar as suas residências e passar a estadia em casa de parentes e amigos.

Negócios, lazer e intercâmbio
O advogado Sérgio Paixão pondera que qualquer tipo de imóvel pode ser utilizado para a modalidade, em qualquer épocaO advogado Sérgio Paixão pondera que qualquer tipo de imóvel pode ser utilizado para a modalidade, em qualquer época
Sérgio Paixão, advogado e mestre em direito privado, explica como o mercado funciona. “A locação temporária é mais conhecida pela utilização em cidades turísticas, muito comum nas partes litorâneas e casas de veraneio. Porém, há uma falsa ideia que se destina somente a esse tipo, pois é possível destinar o uso a qualquer tipo de imóvel em qualquer época do ano, como  turismo de negócios, eventos, trabalho ou estudo”, conta Sérgio. Em um artigo, Sérgio opina que a rede hoteleira pode não suportar a alta da demanda na época dos grandes eventos, e por isso a locação temporária pode ser uma alternativa. “Existe uma preocupação com  a acomodação geral dos visitantes, e podemos observar um déficit de leitos nos hotéis. O volume de visitantes será alto, tanto do exterior como dos estados do país. Para essa situação, as residências da população para locação podem servir como alternativas”, completa.

O presidente do portal Aluguetemporada, Nicholas Spitzman, revela que uma das melhores opções de aluguel temporário é por meio da internet. “Contamos com mais de 20 mil imóveis cadastrados em todo o brasil. No ano passado, tivemos 22 milhões de acessos, com quase 1 milhão a cada mês. No trâmite do aluguel, nós funcionamos como intermediador, similar à seção de classificados dos jornais, ou seja, a plataforma entre o vendedor e o comprador”, explica Nicholas. Ele ressalta a importância de cadastrar o maior número de dados sobre o locatário e o imóvel. “O anunciante naturalmente tem de se cadastrar, já o viajante não é obrigado, mas recomendado. No caso das Copas é bem possível que haverá um crescimento na demanda de aluguéis, como já foi observado durante a Rio+20. Durante os grandes eventos muitos visitantes buscam meios alternativos de hospedagem, e na Copa das Confederações espero ver um aumento marcante nas cidades-sede que possuem lado turístico”, opina.

Temporalidade predominante


Nicholas Spitzman: “A melhor ferramenta para a procura de destinos é a internet”Nicholas Spitzman: “A melhor ferramenta para a procura de destinos é a internet”
A sazonalidade dos aluguéis, em geral, segue um padrão regular. O verão lidera as buscas por apartamentos e casas para grupos, sendo que a procura começa no mês de junho, próximo às férias do meio do ano. O pico pode ser observado entre os meses de novembro e janeiro, quando grande parte da população começa a entrar de férias e se dirigir às áreas litorâneas. Além disso, o carnaval é um dos feriados mais cobiçados para os imóveis, tanto por casais quanto por grupos de jovens. Para os moradores de Brasília, os especialistas da área revelam que Caldas Novas é um dos mercados mais fortes para o aluguel, tanto na baixa quanto na alta temporada. Em 2012, Caldas Novas ficou entre os lugares mais procurados do Brasil, ao lado das praias do Leblon, no Rio de Janeiro, e em Guarujá, no litoral paulista.

Quem optar por aproveitar a oportunidade deve estar atento a algumas recomendações de segurança. Alugar um imóvel, seja para um pessoa conhecida ou para um estranho, requer uma série de precauções. Um dos primeiros passos é obter a maior quantidade de informação sobre ambas as partes dos negociantes. Depois disso, o aconselhado é fechar o negócio com contrato redigido por um advogado, relacionando os móveis da casa ou apartamento em um inventário. “O prazo do contrato regular é de até 90 dias, e deve constar o preço e a forma de pagamento. O inventário é de suma importância, pois detalha tudo que guarnece o imóvel. Além disso, é interessantes constar também os horários de checkin e checkout, condições de higiene e convivência e cláusulas para danos materiais”, explica o advogado Sérgio Paixão.

Conheça o Couchsurfing
O Couchsurfing, rede social com serviço de hospitalidade, oferece hospedagem nos ‘sofás’ no Brasil e no mundo. A ideia do site, como sugere o nome, é ‘surfar’ por casas de anfitriões que desejam receber turistas locais e estrangeiros, de forma gratuita e espontânea. Os usuários realizam o cadastro com dados pessoais, descrição de perfil, do imóvel e as condições de locação. Existe a opção de estar disponível a recepcionar  alguém ou somente para visitar. Um dos principais objetivos do site é aproximar diferentes perfis de pessoas por meio de um intercâmbio cultural sem fins lucrativos.

A rede Couchsurfing proporciona aos usuários a oportunidade de reduzir os custos com hospedagem e conhecer novas pessoas, explorando a rotina dos moradores locais e descobrindo novos costumes e hábitos. O site foi criado em 2006, e no ano passado atingiu a marca de um milhão de usuários em mais de 170 países e cinco continentes. Os usuários cadastrados não são obrigados a oferecer hospedagem nem a viajar, mas de acordo com os princípios do site, aquele que recebe o turista pode mostrar ao convidado um pouco das característica da cidade, como pontos turísticos e restaurantes de comidas típicas.

Postar um comentário

0 Comentários