Núcleo Rural Rajadinha, em Planaltina, terá água encanada

Comunidades de áreas rurais do DF recebem melhorias no abastecimento de água

 Mais de 2 mil moradores do Núcleo Rural Rajadinha, em Planaltina, serão beneficiados com abastecimento de água após assinatura da autorização para as obras, dada hoje pelo governador Agnelo Queiroz.

"A água é um bem essencial. Todo brasileiro tem que ter o direito de ter água tratada, inclusive para evitar patologias e doenças", ressaltou Agnelo, que estava acompanhado da primeira dama, Ilza Queiroz, do vice-governador, Tadeu Fillippelli, e outros integrantes do governo.

Segundo o presidente da Caesb, Célio Biavati, a implantação do sistema de abastecimento começou com os estudos de licenciamento ambiental e perfuração de poço com vasão de 40 metros cúbicos por hora.

"A partir de segunda-feira damos início à instalação das obras. É um orgulho para a Caesb chegar aqui para realizar esse sonho", destacou Biavati.

O corretor Divinair Moreira Rodrigues, 45 anos, ressaltou que o encanamento trará saúde e segurança para ele, família e vizinhos: "Á agua encanada vai acabar com as infecções que temos com o uso dos poços artesianos".

Essa é a mesma opinião de Enivaldo Bispo, que acredita que "agora a população vai parar de lotar os hospitais por causa das contaminações".

INVESTIMENTO - Serão feitas 300 ligações no Núcleo Rural Rajadinha, que inclui a execução de 26 mil metros de rede de distribuição, automação do sistema de abastecimento de água, além de fornecimento e instalação de bomba dosadora de cloro, cavaletes, e hidrômetros.

O investimento total da obra é de R$ 1,3 milhão com recursos da Caesb, e o prazo de execução é de 60 dias.

OUTRAS AÇÕES - O governador anunciou, ainda, outras benfeitorias para a área rural da capital do país como a reforma do sistema de tratamento no Núcleo Rural São José, em Planaltina, com previsão de entrega em junho.

Até o fim deste ano, as comunidades de Boa Vista e Catingueiro, na Fercal, ganharão melhorias no abastecimento de água a partir do aumento em três vezes da capacidade de reserva atual.

Em 2012, 21 escolas rurais receberam obras de abastecimento de água e outras 31 serão contempladas este ano.


Postar um comentário

0 Comentários