Estudantes de Ceilândia são finalistas de competição nacional de foguetes



Final acontece na próxima semana no Rio de Janeiro
 Um grupo de três alunos do terceiro ano do Centro de Ensino Médio 09 de Ceilândia foi classificado para a etapa final da VII Mostra Brasileira de Foguetes, a Jornada de Foguetes, que será realizada no Rio de Janeiro (RJ), na próxima semana.
 A equipe competirá entre 100 finalistas e foi selecionada entre mais de 9 mil grupos de todo o Brasil. Os alunos viajam para o Rio amanhã (28).
 Yan Victor dos Santos (16), Bruno Souza (17) e Paulo Victor (16) participam pela segunda vez da competição e vêm fazendo testes com o protótipo desde janeiro. "Esse tipo de olimpíada, que envolve conhecimentos de física e química, ajuda a entender as disciplinas na prática e quebrar o tabu de que é difícil", disse Yan.
 Os foguetes são feitos obrigatoriamente de garrafas PET. O combustível usado pelos alunos é vinagre e bicarbonato, à pressão. A meta é superar uma distância horizontal de 280 metros.
 A mostra é aberta a escolas públicas ou privadas, previamente cadastradas na Olimpíada Brasileira de Astronomia. No DF, 68 escolas estão inscritas, com a participação voluntária de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental ao último ano do Ensino Médio.
 "Essa competição resgata o papel da ciência na escola. O ensino tem sido incompatível com a prática. Esse projeto tira o aluno do conhecimento seco e o joga para o laboratório", defendeu José Gadelha Loureiro, diretor da escola.
 Antes da etapa nacional, os alunos disputam na própria escola. Na final, os classificados passam por duas fases: uma apresentação oral e o lançamento dos foguetes. Na etapa oral, os alunos precisam discorrer sobre princípios de química e física, o projeto, questões de segurança, aerodinâmica e fatores externos, como o vento.

Postar um comentário

0 Comentários